Para isso cada jogo ou sistema tem seu guia, que é um livro onde nele você encontrará todas as informações para a jogatina e seu desenvolvimento, através desse livro você cria seu personagem com habilidades e desvantagens, e é esse personagem que você terá que interpretar, e assim se tornar um jogador. Também há o narrador, ou mestre da mesa, é ele quem irá narrar a história ou aventura criada por ele, isso mesmo, a crônica não vem do livro e sim da imaginação do narrador, ou em conjunto com os jogadores, o qual seus personagens terão que viver, e você interpretar.
O Sistema.
O RPG(termo) não é somente UM jogo, ele é somente a ferramente, é apenas o "aparelho" digamos assim.
E cada "aparelho = RPG" tem seus infinitos jogos, e no RPG nós conhecemos eles por sistemas, e é claro que existem vários sistemas. Temos o Lobisomem : O Apocalipse(que foi meu primeiro jogo), 3D&T, Vampiro: A Mascara, Vampiro: Idade das Trevas, Dungeons & Dragons mais conhecido como D&D, GURPS, e vários outros.
E cada um desses jogos tem seus guias, ou seja, seus livros.
E é através desses livros que o jogo se baseia, nesses livros vem contando especificadamente como funciona cada um desses universos, como agem essas espécimes curiosas, as regras do jogo, cada jogo tem suas regras, assim como tudo na vida, e principalmente como desenvolver seus personagens. Cada especialidade, seus significados e funções, cada características, vantagens e desvantagens, e como incorporar tudo isso em seu personagem.
Além disso você terá fichas, como se trata de um jogo de interpretação, você criará o personagem do qual irá interpretar, e você o criará em uma ficha com diversas características que você irá preencher, deixando seu personagem da maneirá que você quiser conforme as regras do jogo.
As ações do jogo, também contam com a sorte, o RPG conta com a ajuda ou o carma dos famosos DADOS de muitos lados. Seus personagens tem características especiais, que te dão a oportunidade de fazer coisas inumanas, mas, o desempenho dessas ações dependerá do resultado dos dados, para isso contamos com os dados, usamos muito os D8, D10, D12, e até de 20 lados, dependendo do sistema que é jogado, cada narrador tem seu kit, o mestre é quem irá dizer quais as ações que serão necessárias lançar os dados, a dificuldade desses dados, e o resultado.
O Narrador.
O Narrador, ou mestre do jogo, é quem cria a crônica, isso mesmo, porque o livro diz como se jogar, mas não diz a história a ser jogada.
O narrador cria a história inicial e seus cenários, é quem conhece melhor as regras do jogo. Ele também tem direito de ditar suas próprias regras de jogo, além das tradicionais de cada sistema.
Ele também é quem vai julgar sua jogabilidade e interpretação, e é para ele que você dirá suas ações.
O narrador também terá seus personagens, na verdade é ele quem irá controlar e interpretar qualquer outro personagem que você encontrará no jogo que não tenha um jogador, os NPCs, são os personagens criados pelo narrador, e interpretados por ele, com fichas que ele mesmo criou ou que o livro forneceu. Ele será alvo de amor e ódio por vezes no decorrer do jogo, pois seus personagens podem ajudar você, dando dicas e pistas do que pode acontecer no jogo, informações valiosas, itens mágicos, e camaradas nas batalhas. Porém, também com inimigos cruéis, armadilhas impiedosas, e o pior de tudo, usar a sua ficha contra você, porque além de você, ele é quem melhor conhece o seu personagem, e o que ele mais estará atento, serão as suas desvantagens. É para ele que você deverá contar a história do seu personagem, como cada característica e comportamento foi parar na sua fixa, e você terá que ser bem convincente.
O Jogador.
Agora sim, chegamos na sua essencial parte da história.
Você é o jogador, a pessoa que cria seu personagem, interpreta, e da continuidade a crônica do jogo.
É você quem escolherá qual personagem criar, entre os diversos que virão em cada sistema, o Senhor dos Anéis, tem vários personagens de vários tipos, e assim é no RPG, você poderá escolher um deles, e criar seus personagens baseados naquelas características, e nas necessidades de cada tipo de personagem. Mas não basta só dizer que quer ser igual a tal personagem da tv, você terá que cria-lo de acordo com o que condiz a história de vida de seu personagem, explicar o porque de cada coisa, isso mesmo, seu personagem terá uma história, o que ele faz para ser daquele jeito, suas ocupações, planos, entre muitas outras coisas, como a vida de qualquer pessoa na vida real, só que com mais fantasia. Mas não pense você que poderá usar todas as qualidades do livro juntas, de uma só vez em seu personagem, você terá regras para seguir, de quantidade de pontos a serem gastos em sua ficha, e isso pode ser determinado tanto pelo livro ou pelo mestre. Então depois de escolher o personagem que mais o agradou, e criar sua ficha conforme as regras, esta na hora de jogar, e como jogamos?
O jogo começou, e o mestre irá narrar a sua história, acontecimentos, cenas, e incluirá você nela, e começará o fazendo perguntas, como "onde você esta?", "o que você faz?", e você já tem que estar interpretando seu personagem, respondendo em primeira pessoa, "eu estou", "eu tento", e isso acontecerá com todos os outros jogadores, até que todos estejam dentro da história e volte a ser sua vez. E dependendo da dificuldade dessas ações baseadas na sua ficha, dificuldade que o narrador irá julgar, você terá que lançar os dados, e dar sua sorte aos Deuses. As numerações são sua tacada, quanto mais baixo o numero em cada dado mais difícil cerá de alcançar essa ação, e quanto maior o numero, maior o sucesso. O seu kit de jogo será, sua ficha(folha de papel), um lápis(para marcar e desmarcar seus pontos em sua ficha), e claro uma borracha.
E nada mais nada menos que muita imaginação.
Eu sei que a muito tempo atrás eu falei que esse post seria um post curto, mas não deu pessoal, eu juro que tentei, mas queria que algumas pessoas saíssem daqui, realmente entendendo do que se trata o RPG.
E respondendo mais uma vez as perguntas, Gangrel é o nome de um clã de vampiros, no RPG Vampire. E eu jogo RPG desde os meus 11 anos mais ou menos, e isso já faz muito tempo. E para quem esta mais interessado no assunto, ou para os que minhas palavras não conseguiu compreender, tem blogs que falam bem mais sobre isso, e bem melhor também. Estão aqui os que indico para vocês.
As ilustrações do post foram doadas carinhosamente por: Dobradinha Comics
E é isso pessoal, espero que tenham gostado.
Até a próxima!
XoXo***
RPG é a melhor coisa que inventaram ❤ Amo de paixão.
ResponderExcluirwww.tendenciacosmica.com.br
Que bom para nossas vidas, é com certeza uma das minahas atividades favoritas <3
ExcluirMenina, postagem bem completinha! Adorei. Eu sempre tive curiosidade, mas nunca encontrei ninguém que jogasse pra eu perguntar mais a respeito, já que sou TOTALMENTE NOOB do assunto, daquele tipo que sabia que era um jogo, mas não sabia exatamente "o que" era... Vou pegar as referências pra ler mais, porque gosto dessa ideia de criar um personagem! Grande beijos e super bem vinda como nova adm do Universo Alternativo, aeeee! <3
ResponderExcluir4sphyxi4.blogspot.com.br
Que bom que você gostou Jaque, fico feliz que pelo menos uma pessoa tenha saído daqui afim de conhecer mais sobre o assunto *_____________*
ExcluirEu jogava RPG às vezes com colegas do colégio, mas era sempre muito corrido, pois era na hora do intervalo :c
ResponderExcluirSua postagem está maravilhosa, explicando cada partezinha! *O*
Com amor,
❤ Bruna Morgan ❤
Obrigada Bru, eu me esforcei kkk, eu jogava muito na escola também, triste que isso já não aconteça mais em muitas escolas, se tornou uma coisa do passado, agora é retro rsrsrs.
ExcluirEu nunca joguei RPG de tabuleiro, tenho muita muita curiosidade de jogar. Já participei de alguns grupos de interpretação, mas não chega a ser nesse nível. Nem sei se eu saberia jogar algo assim, mas queria tentar ♥ aahh! amei as ilustras e adorei seu blog!
ResponderExcluirBeijinhos.
Pretty things
Conseguiria sim, é como aquelas brincadeiras que a gente fazia na infância que a gente fingia ser qualquer coisa, só que agora em situações de risco kkk.
ExcluirAinda jogo RPG até hoje, aliás, jogo 3D&T há 13 anos! UHAAHUAHUAHHA
ResponderExcluirEu amo muito, sério mesmo! E a Tormenta é incrível, adoro o background dela, os heróis, tudo! Amei a postagem, adorei ver alguém enaltecendo a cena do RPG brasileiro!
Beijão!
www.vultuspersefone.blogspot.com
É muito edificante jogar né rsrs, eu amo muito RPG e o Brasil deveria ser mais reconhecido de fato em relação a essa movimentação RPGistica por aqui.
Excluir