
Publicação: Martin Claet, Série de Ouro
Sinopse: "Em busca de repouso e tranquilidade, o sr. Lockwood muda-se para uma agradável cada no campo, onde parece ter encontrado a paz e o isolamento que tanto ansiava. No entanto, o misterioso proprietário do imóvel e morador da fazenda vizinha, o sr. Heathcliff, possui por trás de sua amargura e aspereza um passado tortuoso e perturbador, que está prestes a assolar Lockwood.... Aos poucos o passado de Heathcliff e do Morro dos Ventos Uivantes se revela, uma história de desilusões e tragédias, em que as convenções sociais e as perversidades inerentes ao homem constituem uma força contra a qual não se pode lutar, num ciclo incessante de ofensa e vingança."
A História narrada por mim: Tudo começa quando um bom senhor traz um menino de aparência estranha para morar em sua casa onde já viviam seu filho Hindley, sua filha Catarine, e sua esposa. Que não durou muito tempo desde quando o forasteiro chegou. Sendo assim as crianças sendo criadas por seu pai, ocupado demais com seu trabalho, logo deixou sem perceber que os morros selvagens tomassem conta de sua filha e o forasteiro, a quem deram o nome de Heathcliff. Hindley mais velho fora educado de outra maneira, e era mesquinho demais para andar pelo campo. E o tempo passou, e os inseparáveis, Cathy e Heathcliff, tornaram-se adultos, e depois de tanto tempo juntos, apaixonaram-se, um pelo outro, uma paixão que ardia como fogo, e que corria assim como eles pelos morros uivantes. Mais o tempo levou consigo o pai de Cathy, o guardião de seu amor. E com tal acontecimento logo seus filhos, Cathy e Hindley, teriam que lutar por seus futuros sozinhos. Hindley casou-se com uma bela mulher, e de nariz tão empinado como o dele. E então chegara a vez de Catarine, teria que escolher em, viver a sua vida com Heathcliff e viver na vida bruta e selvagem, porem livre e com seu amor verdadeiro, ou ter a vida dos sonhos de qualquer dondoca da região, e casar-se com o Sr. Linton, o homem mais rico e belo da cidade, o qual havia de apaixonado pela beleza indomável de Cathy, ainda quando eram crianças. E então começa a história, de um amor incontrolável, e vingança.
Minha opinião: Eu realmente sou apaixonada pelo livro, e acho ele uma obra de arte, e vamos ao porque: O livro conta uma história de amor indomável e cruel, e a escolha de amarmos alguém, e nos entregarmos a todo custo a esse amor, ou o de esconder, fingir e omitir, todo o sentimento. Exatamente como eu acho. Uma questão de escolha. Porque o amor verdadeiro, sempre vai estar ali.
Como me identifiquei: Super me identifiquei com os personagens, por já ter passado por momentos como os deles. E quem nunca passou?
Já fui a ambiciosa Catarine, que mesmo amando desesperadamente alguém, se sentiu na obrigação de ficar ou outro alguém, ou no meu caso com algo, apenas para a sociedade notar, apenas para confortar os outros. E se sentiu segura, pois sabia que o amor que sentia, não iria mudar, era mais forte que qualquer outro, e não se apagaria mesmo que morresse.
Já fui o Sr.Linton, que se apaixonou, e faria qualquer coisa para ver a alegria de sua paixão vivida. Perdoaria até o pior dos pecados, e apertaria a mão de seu carcereiro. Mesmo sabendo que não seria reciproco.
E também a pobre Isabel Linton que se apaixonou cegamente , sem ver o mal e os riscos dessa paixão. E quando notou, já era tarde demais, já não tinha mais o que salvar. E padeceu em seu arrependimento, mais conseguiu erguer a cabeça mesmo que no último momento.
O invejoso Hindley, fui tão tola a esse ponto em minha vida. Já senti inveja, e muita. Mas assim como ele, que sempre teve tudo, senti inveja de atenção, de afeto, de reconhecimento. A raiva de ter vindo em segundo lugar.Porem antes de sucumbir, e jogar tudo a perder, eu reconheci, que não fazia nada para mudar isso. E eu mudei (graças a Deus minha gente).
A ouvinte Hellena, a amiga e inesperada. Quem ouvia clamores de todos, e guardava com carinho em sua memória. Mas que também chamava atenção se necessário e dava aquele puxão de orelha, e quem consolava. A contadora de história, mesmo sem nada a dizer.
E o impiedoso Heathcliff, mesmo que ele não tivesse piedade de sí mesmo. Condenado a amar um só alguém o resto de sua vida. O drama de amar e "não ser amado", mais de saber que aquela pessoa se livraria facilmente dele, mais mesmo assim ela não faz. O outro não diz nem sim nem não, o que só faz aumentar a sua agonia. Contudo, o seu amado continua sendo o responsável pelo mundo girar. E depois de tudo, quando tudo poderia passar, depois de você, mudar completamente, causar ciúmes, virar o mundo do avesso, e nada. O pior de tudo é saber, que a decisão já foi tomada, e independente do que você quer ou não, ela não vai mudar. E você só consegue suprimir a vingança, depois de tanto desprezo a vontade de vencer, e conseguir o que te foi negado. E no fim, implora, pra que aquela pessoa a visite, mesmo que em outra vida.
"O céu não me parece minha verdadeira residência. Dilacerava o coração de tanto chorar no desejo de voltar para a terra, e os anjos focaram tão aborrecidos com isso, que me precipitaram no meio da charneca, no alto de O Morro dos Ventos Uivantes, onde despertei, chorando de alegria"
"Ele esta sempre presente em meu pensamento. Não como um prazer, visto como nem sempre sou um prazer para mim mesma, mas como meu próprio ser"
"Mas se vivo estiver, tornarei a ver-te antes que adormeças"
"Eu perdoo o que me fizeste. Eu amo o meu assassino... Mas o teu! Como o poderia eu perdoar?"
E o livro á foi transformado em filme diversas vezes, mais eu vi apenas 2 filmes que são esses aqui...Também tem a resenha aqui da minha amiga Roberta, aqui do Coisa de Livro!
Então esses são os motivos, por eu gostar tanto do livro, ele foi a minha vida desfragmentada, todas as minhas paixões. E muito mais dramaaaa.... Espero que tenham gostado. E até a próxima. Bjs***
É uma pena que Emily Brontë tenha morrido tão cedo, e publicado apenas um livro.
ResponderExcluirodeio caty com todas as minhas forças. o livro é bom, pra mim, mas não a ponte de eu me identificar com ele
ResponderExcluirtrágico, muito trágico
Sei Tia, e seu personagem favorito é o sr. Heathcliff.^^
Excluireu ja li esse livro paola e confesso que como vc eu achei ele muito bom mesmo
ResponderExcluirmuita gnt nao gostou e nao entendeu (nao sei pq)
mas ele é otimo mesmo