Compareça: Dia 12/04/2013
Local: Campus UFPA - BlocoII - Sala 9
Horário: Inicio 15:00h
Bragança/Pá
O que é isso????Um resumo prévio de toda a calamidade escondida: Ao longo de seus 2,7 mil quilômetros, o Rio Xingu corta o nordeste do Mato Grosso e atravessa o Pará até desembocar no rio Amazonas, formando uma bacia hidrográfica de 51,1 milhões de hectares (o dobro do território do Estado de São Paulo) que abriga trechos ainda preservados do Cerrado, da Floresta Amazônica e áreas de transição. A Bacia do Rio Xingu é única no planeta: mais da metade de seu território é formada por áreas protegidas. São 27 milhões de hectares de alta prioridade para a conservação da biodiversidade, abrigando 30 Terras Indígenas e 12 Unidades de Conservação. E tudo isso citado ai acima será devastado, e brutalmente modificado pelo homem. Para a construção da hidrelétrica Belo Monte, que tem previsão de investimentos em torno de R$ 30 bilhões, deslocamento compulsório de mais de 30 mil habitantes e a migração de cerca de 200 mil pessoas para a região de Altamira. O projeto incide sobre 9 Terras Indígenas, populações ribeirinhas, famílias agricultoras, populações urbanas e rurais das cidades de Altamira, Senador José Porfírio, Anapú, Vitoria do Xingu, Brasil Novo. Ameaça sítios arqueológicos, espécies ameaçadas de extinção, biomas de altíssima biodiversidade e paisagens únicas. Fora o alagamento de cerca de 640 Km2 (área maior que a cidade de Curitiba, com seus 435 Km2). Esta área abrange 12 bairros diferentes (cerca de 50% do total de bairros de Altamira). Na área rural, estão incluídas mais de 10 localidades, aí se encontram 18 escolas, de ensino fundamental e médio; 4 postos de saúde; 22 igrejas; cemitérios; centros comunitários; sedes de associações rurais; oficinas; estabelecimentos de beneficiamento de produção agrícola e extrativista (arroz, farinha, café, castanha-do-pará, açaí, cupuaçu, madeira); entre outros... E diversas irregularidades, ofuscadas, pelo nosso governo. Quem em sua defesa diz: Proporcionar energia firme (média anual da energia a ser produzida ) seria de apenas 4,5 mil MW, cerca de 40% de sua potência. Do total de energia produzido pela usina, por determinação do governo, 80% abasteceriam a rede nacional e seriam vendidos pelas distribuidoras de energia no mercado cativo (consumidores em geral). Os 20% restantes pertenceriam ao Consórcio Norte Energia para serem consumidos por seus sócios, ou destinados ao mercado livre, composta majoritariamente por empresas eletro-intensivas. Depois de usarem o seu dinheiro para tamanho hostilidade, ainda lhes venderiam o pacote!
O Movimento: O Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVPS) é um coletivo de organizações e movimentos sociais e ambientalistas da região de Altamira e das áreas de influência do projeto da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que historicamente se opuseram à sua instalação no rio Xingu. Além de contar com o apoio de mais de 250 organizações locais, estaduais, nacionais e internacionais, o MXVPS agrega entidades representativas de ribeirinhos, pescadores, trabalhadores e trabalhadoras rurais, indígenas, moradores de Altamira, atingidos por barragens, movimentos de mulheres e organizações religiosas e ecumênicas.
Links Informativos: Histórico
O que mais me revolta em toda essa situação são os nossos governantes, a quem nos demos o poder de nos liderar e conduzir. Nos o povo, somos nos, a quem eles devem servir, e não nos a eles. E o fato de eles se aproveitarem da precaridade de nossa nação, e usar nossas necessidades contra nos. A fome, a saúde a educação, a falta de emprego, a inexistente moradia, tudo o que na verdade é por falta de empenho de nossos governantes, que necessitamos, e somos obrigados, a nos designar conforme suas normas. Isso não tem perdão, essa falta de humanidade. Sem mais palavras, somente insatisfação.
Agradeço a atenção, e interesse por nossa nação! Bjs***
Agradeço a atenção, e interesse por nossa nação! Bjs***
Fontes: Xingu Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário